Como Beyoncé descreveu o final da jornada e a autodescoberta em "All Night". Entenda as referências e a construção filosófica da redenção, por trás do último capítulo do "Lemonade".
(Fotos: Reprodução/ Parkwood Entertainment)
Após o forte capítulo de "Freedom", chegamos ao último capítulo do "Lemonade", com a "Redenção" em "All Night", um ponto final no "mundo" criado pela Beyoncé. Para quem acompanhou as análises anteriores, já posso fazer alguns comentários mais profundos sobre a obra. Antes de comentar o conteúdo de "All Night", preciso mencionar sobre a forma como os capítulos do "Lemonade" foram modelados até chegar neste momento.
Ao todo, temos DOZE episódios, que são apresentados em cada música, em cada poema e em cada estado emocional da personagem. Esses 12 capítulos são uma versão recriada pela Beyoncé, do chamado "Modelo de Sofrimento de Kübler-Ross". Elisabeth Kübler, criadora do modelo, foi uma PSIQUIATRA sueca que propôs uma descrição de CINCO estágios discretos pelos quais as pessoas passam ao lidar com uma perda. Os 5 estágios de Kübler-Ross são:
Denial (Negação)
Anger (Raiva)
Bargaining (Negociação)
Depression (Depressão)
Acceptance (Aceitação)
Beyoncé portanto adaptou esse processo em 12 estágios, que são os capítulos do "Lemonade". Indo do "Intuition" até "Redemption".A partir disso, as músicas, os poemas e os capítulos foram divididos em:
Introspecção: Pray You Catch Me
Extrospecção: Hold Up, Dont Hurt Yourself, Sorry e 6 Inch
Reconciliação: Daddy Lessons, Sandcastles, Love Drought e All Night
Mobilização: Forward, Freedom e Formation.
Portanto, estamos no bloco da "Reconciliação", dentro do capítulo final da "Redenção" e falando sobre a conclusão da obra. "All Night" tem uma mensagem clara, de que o amor é a arma mais poderosa do mundo. Isso é evidenciado pela jornada da personagem no álbum.
O capítulo se inicia com a Beyoncé declamando uma receita sobre como se fazer uma limonada, mais um poema de Warsan Shire, enquanto imagens em preto e branco, do matriarcado ideal criado por ela são reproduzidos no vídeo. O tom preto e branco destaca o imaginário da personagem. Mas não são simples instruções, temos ali uma carta sobre a força feminina que deve ser passada por gerações, de forma a "quebrar a maldição", já citada em momentos anteriores. Entenda-se aqui por maldição, tanto o medo de se depender de outra pessoa (homem), a traição, quanto as amarras da escravidão. Em seguida, apenas no final do álbum, somos revelados ao significado do termo "Lemonade" com o discurso da Sra. Hattie (Vó do Jay-Z). Ela diz que apesar de todas as dificuldades da vida, encontrou forças para seguir e fez dos limões, uma limonada.
Em seguida, somos informados pela personagem, que todo sofrimento que ela passou, após a perda e reconquista da confiança e do amor se fez necessário para que ela pudesse se reencontrar. É o momento de plenitude máxima. Toda a dor foi superada. Fazendo um paralelo com o "Modelo de Kübler-Ross", a personagem se encontra justamente no estágio 5. É o final. A única forma de aceitação possível foi através do amor. O sentimento foi mais forte que o orgulho ou qualquer outra negatividade do passado. E então, somos transportados para o local da cena inical do "Lemonade". O lado de fora da casa de plantação. Não mais com os medos e amarras de "Pray You Catch Me", mas com a liberdade do amor de "All Night".
Através de uma câmera aberta, a personagem não mais se vê angustiada, mas serena, capaz de andar por qualquer lugar sem dúvidas, e assim ela o faz no vídeo. Conforme diz a música: "Além da escuridão eu serei sua luz!" O vídeo de "All Night" é portanto, uma obra que celebra o amor e sua liberdade, de todas as formas.
Enquanto a personagem se vê livre de seus medos, ela canta sobre o amor. Ao final do vídeo, temos a frase que encerra a obra como um todo. Assim como o "Lemonade" se inicia com: "O que você está fazendo, meu amor?", ele se encerra com o trecho: "Como eu senti sua falta, meu amor!" É a conclusão épica de uma trama desenrolada ao longo de 12 capítulos.
A seguir, uma análise sobre o epílogo que resume todo o "Lemonade", para ler sobre o review de"Formation" clique aqui.
Texto: Arthur Anthunes
Revisão: Lucas Cranjo
eolor
Análise perfeit