Após o sucesso do álbum 'Meu Esquema', embalado pelo sucesso 'Maresia', Rachel Reis prepara duas turnês e um novo álbum.
Foto: Luan Marques.
Você provavelmente já ouviu as músicas "Maresia", "Bateu", "Lovezinho" ou "Xuxu" por aí. Essas canções apresentam os vocais e a criação de Rachel Reis, uma cantora baiana de Feira de Santana que, nos últimos anos, conquistou seu lugar na cena musical nacional. Seu álbum de estreia, "Meu Esquema", lançado em 2022, foi amplamente aclamado pela crítica especializada. Desde então, sua carreira vem crescendo de forma orgânica. Indicada ao Grammy Latino, Rachel é um verdadeiro destaque em festivais por todo o país e agora faz parte das trilhas sonoras das novelas da Rede Globo, "Renascer" e "Rancho Fundo", além de também compor a trilha de "Cangaço Novo", série do Prime Video.
Para 2024, a agenda de Rachel não para. A artista possui muitas novidades a caminho, a exemplo de sua nova turnê acústica, que já tem passagem confirmada por Fortaleza, Maceió e Salvador. Em entrevista para o eolor, a cantora conversou com o ARTH e falou detalhes sobre o novo projeto, que recebeu o nome de 'Acústico da Sereiona'.
"Era a vontade minha já, fazer esse projeto, onde eu desejo estar mais perto dos meus fãs, tanto fisicamente quanto de uma forma juntinha mesmo, que eles pudessem conversar, que a gente pudesse brincar, que eu pudesse expor mais também a minha voz, porque é um formato onde a gente não usa tantos instrumentos, não usa beat, então eu consigo explorar melhor a minha voz, consigo explorar melhor as músicas que eu gosto, consigo contar mais a história das músicas para as pessoas, sempre tem essa curiosidade, como é que surge música x, o que ela quer dizer, então esse 'Acústico da Sereiona' é essa forma de conseguir trazer as pessoas mais para mim".
A turnê 'Acústico da Sereiona' encerra um ciclo de conquistas notáveis do disco, que foi indicado nas premiações Grammy Latino, Prêmio Multishow e no Women's Music Events. Em 2023, Rachel ganhou o prêmio na categoria “Artista Revelação”, da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), e recebeu o prêmio como “Videoclipe do Ano”, no MVF Awards com a faixa “Lovezinho”.
Antes desse momento de contemplação e celebração do próprio sucesso, Rachel relembra desafios em torno de sua vida pessoal e profissional. Antes de lançar seu primeiro trabalho musical, a baiana chegou realizar diversos trabalhos, se arriscou no telemarketing, foi redatora e até designer. Rachel diz que em um determinado momento ela não teve escolha, precisou se arriscar de vez na música. "Lembro quando comecei fazer os clipes de 'Meu Esquema', eu não queria largar o emprego como redatora, não estava segura, era um caos conseguir conciliar as coisas. Só que hoje eu consigo fazer. Eu consigo dar prioridade pra cada coisa. Eu consigo me organizar bem".
Com uma base sólida constuída ao longo de anos, Rachel sabe melhor do que ninguém que nada muda de uma hora para outra. "Quando olho cinco anos até aqui, é uma mudança muito drástica, ao mesmo tempo que eu não sinto muito porque é uma coisa que vai acontecendo de pouquinho em pouquinho", diz Rachel para o eolor em entrevista com ARTH. "É uma mudança drástica de vida, onde muda e as coisas melhoram. Hoje eu consigo dizer que vivo totalmente de música, porque eu trabalho com a música e é outra realidade pra mim, que já trabalhei em telemarketing, já trabalhei em recepção em posto de saúde, designer, já fui redatora, já fiz de tudo, já fiz brechó, foi a última coisa que eu fiz esse brechó e o bazinho também. Várias e várias coisas, então é uma mudança muito drástica de hoje, poder olhar para o que eu estou fazendo e entender que hoje eu vivo de música, que funciona, que está rolando, hoje eu consigo ter uma estrutura que me permite criar, desenvolver minhas coisas, colocar minhas coisas pra frente, e eu acho que isso é melhor, não poderia ser melhor".
Com tantas novidades, Rachel não esconde a felicidade ao compartilhar que o sucesso "Maresia" também se tornou trilha da novela "Cacau", sucesso de audiência em Portugual. Para além do novo disco, que já está em fase final de produção, a cantora baiana também se prepara para uma turnê na Europa.
Com tantas novidades a caminho, Reis faz questão de deixar uma mensagem de incentivo para quem trabalha com arte e para qualquer pessoa que tenha um sonho. "Confia no seu processo", diz ela. "É sobre entender que as coisas não são de uma pra outra e que um milagre não vai acontecer. Confia no seu processo. Você vai ter que construir essa essa base sólida e entender quem quem são os seus aliados, né? Quem são as pessoas que estão com você. E não desista porque alguém falou que não vai funcionar, porque alguém acha que não é pra você. Só você sabe a sua luta".
Texto e edição: ARTH | Revisão: Gabriela Lins | Entrevista: ARTH | Fotografia: Luan Martins
Comentários