top of page

Músico processa Dua Lipa por violação de direitos autorais no sucesso 'Levitating'

Foto do escritor: eoloreolor

Bosko Kante afirma que Dua Lipa usou suas gravações de áudio sem permissão nos remixes de 'Levitating'.

Foto: Peggy Sirota / Variety ; OREGON


Dua Lipa está mais uma vez enfrentando um processo de violação de direitos autorais sobre seu megahit de 2020 Levitating , desta vez de um produtor da Califórnia que diz que a estrela pop britânica usou seu trabalho nos remixes de sucesso da música sem permissão.


Os advogados de Bosko Kante, produtor musical, engenheiro e empresário, apresentaram uma queixa na segunda-feira (31 de julho) ao Tribunal Distrital dos EUA do Distrito Central da Califórnia. A denúncia afirma que Stephen Kozmeniuk, um dos produtores creditados em Levitating , abordou Kante em 2019, pedindo-lhe para criar um vocal talkbox para ser usado na música.


Um talkbox é um dispositivo que permite aos músicos modificar o som de um instrumento musical usando sua voz.



Kante concordou e gravou uma performance de talkbox para ser usada na música, apesar de “múltiplas” tentativas de chegar a um acordo de licenciamento para a performance, alega a denúncia. De acordo com a denúncia, Kante e os produtores da música finalmente chegaram a um acordo verbal para que sua performance aparecesse na versão original do álbum da música - mas não em remixes futuros.


Apesar desse suposto acordo verbal, a performance de Kante apareceu em três remixes de Levitating , incluindo o remix com o rapper DaBaby, alega a denúncia. A versão DaBaby da música se tornou a versão de maior sucesso, com 767 milhões de visualizações do vídeo da música no YouTube e 1,8 bilhão de streams no Spotify.


“Todos os três remixes amostraram e incorporaram uma quantidade maior do trabalho do autor do que a usada na versão original, incluindo, mas não se limitando a, letras e melodias adicionais que foram criadas pelo autor, que não aparecem na versão original”, a reclamação alega. Kante pede mais de 20 milhões de dólares por causa da infração.


A ação busca pelo menos US$ 2 milhões mais juros pelos danos, bem como os lucros obtidos com os remixes, que estimam ser de pelo menos US$ 20 milhões .




Comments


bottom of page